Ontem às 2h30 da manhã eu estava indo para o aeroporto de Cuiabá (que fica em Várzea Grande), minha mãe, meu namorado, minha irmã e seu namorado me acompanharam até eu entrar na sala de embarque, onde eu encontrei Analu, outra aluna da UFMT que também estava a caminho de Lisboa, ficamos lado a lado a viagem toda. Também havia mais um rapaz, Antonio, que estava no mesmo voo, mas nos separamos em Madrid.
Um amigo da Analu foi vê-la em SP (aeroporto de Guarulhos) e ficou nos fazendo companhia nas 7horas de espera para o próximo voo. Nesse tempo fiz meu cartão de vacinação internacional (só por desencargo de consciencia), andamos o aeroporto todo, dentro e fora, comemos mc de almoço e fomos para a sala de embarque 2h antes do voo, conforme solicitado, e só fomos embarcar 20minutos antes do voo. por isso houve um atraso nesse que consequentemente repercutiu nos outros. O avião é enooooorme, é dividido em quatro partes, e eu fiquei na última é claro rs Do meio para o fundo eram 3 filerias de poltronas, a do com 4 e no final ficavam apenas 3, e nas laterais com 2 poltronas. Lotado e cada um falava uma língua e aeromoças só falavam em espanhol.. A comida foi um jantar (carne de frango ou lazanha, salada, pão e tinha até sobremesa - torta) e no café-da-manhã teve salada de frutas, chocolate, lanche e bolinho; além de ficarem servindo "cáfe" e tê".
Tinha até coberta e travesseiro, e precisamos.
Esse voo fez escala em Barcelona, mas tivemos que descer do avião fazer checking, passar pela imigração e voltar para o mesmo voo. Muita burocracia que só atrasou, mas pelo menos valeu a pena por conhecer o aeroporto enorme, lindo (e vazio naquele horário) de Barcelona. E apenas vendia comidas (nem balinhas ofereceram).
Em Madrid chegamos uma hora antes do voo, por sorte o voo atrasou alguns minutos, mas só fomos descobrir isso depois de correr (literalmente) o aeroporto todo. Demoramos mais de 1 hora para desembarcar e chegar no local de embarque do outro. Até um metro nós pegamos (acredite, tem um metro dentro do aeroporto de Madrid). E estava tão frio que saía fumaça pela boca. Já este avião era tão pequeno que a bagagem de mão ia no bagageiro pq não cabia nos compartimentos acima das poltronas. tinha apenas 2 filas de poltrona com apenas 2 assentos cada, ao todos eram 100 lugares; e foi lotado. Serviram bolacha com sabor canela e bebidas.
Chegamos em Lisboa, pegamos um taxi, eu e Analu dividimos e cada uma foi para sua respectiva faculdade. A principio fui para o bloco errado, tive que dar a volta no quarteirão para ir ao local certo. Sorte que surgiu uma aluna, Laura, que ficou com pena de mim - sozinha, perdida e arrastando duas malas - e se ofereceu para me ajudar a carregar e encontrar o lugar certo. Fiz o contrato do alojamento, peguei outro taxi e vim para cá.
Residência Filipe Folque - faz referencia ao nome da rua - fui recebida por duas funcionárias, sendo que uma delas andou todos os andares comigo me apresentando cada lugar e algumas meninas que encontrávamos pelo caminho. São 4 andares de alojamento, o 5º é onde a dona mora, e o terreo tem um telefone publico, e no subsolo a lavanderia. possui 2 elevadores. É limpo e bonito, as meninas todas portuguesas, então estamos conseguindo nos comunicar. Tanto que logo que cheguei 3 me explicaram onde tinha um mercado próximo, e uma delas chegou a fazer um mapa para mim =D E foi lá que eu almocei . Voltei pra cá e acompanhei uma das raparigas (como elas dizem) até o correio e aproveitei para comprar um cartão de telefone, para fazer as ligações necessárias.
Quando finalmente tomei um banho e fui desfazer as malas, minha colega de quarto me convida a ir com ela no Centro Comercial (vulgo shopping) onde eu deveria fazer as minhas compras por ser mais barato. Então caminhamos (lê-se corremos. as pessoas daqui só andam com passos apressados, por isso quase não tirei fotos) até um dos metros aqui próximos e fomos pela linha vermelha até o tal mercado (Continental). Como eu não tenho cartão de nada ainda, Carolina (companheira de quarto) me emprestou o recarregável dela, q já não usa mais.
|
Eu na beira do Rio Tejo. |
Antes das compras passeamos na beira do rio Tejo e vimos o teleférico.
Mas já estava escurecendo então fomos para o mercado. Comprei o básico (1 caneca, 1 prato, talheres, agua, pao, suco, comida congelada etc.) e voltamos pra casa, pela linha vermelha.
|
Geladeira do 4º andar |
|
parte do quarto 42 (meu e da Carolina) |
|
Meu armário, minhas compras |
Aqui as construções são todos com cara de antigas. As placas dos carros são 4 letras e 2 numeros. Tem mtas faixas de pedrestes (as passaderas) e ao colocar o pé nelas os motoristas param. tem muitas árvores. não tem poluição sonora, nem visual, nada de lixo, buzinas, música alta e afins. A cidade é linda,, limpa e as leis funcionam (pelo q me parece).
Descobri q aqui na residencia tem uma menina que estuda na mesma faculdade que eu vou (faculdade de belas artes), mas ela não estava aqui hoje. Vou tentar ir junto com ela na faculdade na 2ª para já aprender o caminho e para me orientar no que mais ela puder.
*todos que eu conversava me falavam que os portugueses são grosso, e até mal educados às vezes, mas os que eu encontrei e conversei foram extremamente simpáticos, atenciosos, compreensivos... etc. etc. etc. Tanto é que a frase que eu mais ouço é "se precisar de ajuda estarei ....". por esse e por outras que a palavra que eu mais disse hoje foi "obrigada". Aproveito para agradecer principalmente a Deus po ter colocados ESSAS pessoas no meu caminho, para facilitar minha chegada e embelezar minha primeira impressão da cidade e das pessoas que moram aqui.
Agora eu vou dormir que estou com o corpo todo dolorido.
Boa noite
#1º dia em Lisboa