sábado, 31 de março de 2012

No quarto com a mulher invisível


Ontem acordei  cedo, com chuva, deu um vontade de ficar na cama, mas como eu tinha congresso, peguei o guarda-chuva da Carolina emprestado e fui para a faculdade com chuva e tudo. Encontrei uma menina que faz uma disciplina comigo (é do meu grupo) que estava com umas amigas, ficamos andando (trocando de sala, subindo e descendo escadas) e assistindo as apresentações juntas. Teve 3 coffee breaks no dia, comi tão bem (doces e salgados) que nem jantei hauhauahuahu
No primeiro dia de congresso tinha umas 30 pessoas, sendo todos velhos e a maioria brasileiro. Agora tem muitos alunos (só porque vale nota, menos para mim) e as apresentações estão sendo de brasileiros (grande parte), espanhóis e portugueses. Quando os espanhóis resolvem ler quase não entendo e dá sono hauhauhau Tirando isso estão sendo interessantes as apresentações de trabalho. São de mestrandos, doutorandos ou professores.
Sai do congresso um pouco antes de encerrar para me arrumar para ir ao Coliseu.

Cheguei no meu quarto e tinha uma mala, algumas roupas e livros.


Assustei com a etiqueta da mala e com a língua dos livros. Fiquei com medo de não conseguirmos nos entender, mas ela não apareceu no quarto, fui e voltei do teatro e nada dela.

O teatro foi lindo, perfeito, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Começou um pouco mais de 21h30 e acabou mais de meia noite, teve até intervalo. Os figurinos e cenários eram super bonitos, contei 25 bailarinos. Não podia fotografar o espetáculo então eu fotografei meio escondido, mas é claro que eu tinha que fazer alguma foto hauahuahua
Eu no Coliseu - Lisboa.



A Letícia foi comigo. Como acabou tarde, cada uma foi pra sua casa, porque o metro só vai até 1h e no outro dia eu teria que acordar cedo.

#36º dia na Europa

sexta-feira, 30 de março de 2012

Visita à faculdade - Congresso

Hoje amanheceu sol, mas tá frio hauhaua
Tempo doido do caraças! (como diriam aqui rs)

A professora de projeto teve compromisso e não atendeu todos os alunos de manhã e pediu para que voltássemos na aula da tarde (que tbm tem um monte de alunos para ela atender). Agora ela já me trata melhor... Mas sempre me pede um monte de coisas quando chega no dia muda tudo e me pede mais um monte de outras coisas.

Esse final de semana participarei de um congresso aqui na faculdade, sexta, sábado e domingo o dia todo. CSO: Criadores Sobre Outras Obras - III Congresso Internacional
Hoje foi a abertura, visitamos o Museu do Chiado (que fica ao lado da faculdade).

Foto na frente (sem a pessoa), foto invertida atrás (com a pessoa) com um espelho no fundo.

Binóculos dividido ao meio, com uma foto em frente a cada lente. Ao olhar no binóculos vê-se apenas uma imagem.


Arquibancada feita com caixas de supermercado.

Nos papéis estão escrito a definição de arte para os visitantes. (gostei do desenho do elefante auhaua)

Antigos fornos.. O museu já foi uma fábrica de biscoitos. O arquiteto que o reformou manteve algumas estruturas.

Arte

Quadros com fotografias ao fundo.. O azul é pintado no acrílico.

A lua e o sol, vai girando, demora 24 horas para fazer a troca.

O artista que fez isso o considerou como pintura.. então colocaram uma moldura e penduraram na parede kkkkkkkkk


E também fizemos uma visita à faculdade =D Foi muito legal!
Vista do terraço da faculdade

Cantina

Eu no terraço da FBAUL

Cisterna. Fica abaixo da cantina. Uma antiga caixa d'água subterrânea, dá pra sentir o friozinho da terra em volta rs

Chão feita com lápides


Largo da Academia Nacional de Belas Artes

Na porta da facul

Corredor de entrada da faculdade.
 
E depois de um mês que estou estudando aqui eu tive que participar de um congresso para conhecer a facul e ir ao museu que tem acesso direto da faculdade hauhauhauhau Valeu a pena hoje. Foi ótimo! Teve até coffee break (biscoitos, suco, café e vinho do Porto).

Hoje tinha umas 30 pessoas na abertura do congresso, 25 eram brasileiros. Todos velhos. Doutarandos ou mestrandos em artes, professores e tals.

Sai do congresso e encontrei-me com a Letícia no Armazém Chiado. Levei-a para conhecer minha faculdade. Ela gostou. Depois demos uma volta no bairro, voltamos ao Armazém para jantar, comemos um prato de arroz, feijão, picanha, batata frita e salada no Chimarrão, um restaurante brasileiro


Ainda não sei o que fazer no meu niver. Não sei o que fazer na Páscoa. Só sei que eu não quero passar meu niver em Lisboa e que de última hora tudo fica mais caro.


#35º dia na Europa

quarta-feira, 28 de março de 2012

Quarto só meu

Agora tenho o quarto só pra mim.
Acordei cedo para ir pra facul, quando eu estava saindo chegaram os homens para terminar de instalar minhas janelas e foram invadindo meu quarto rs Pelo menos quando voltei da facul o quarto estava lindo, arrumado e com janelas novas. E o melhor, tudo só pra mim o/


Ontem chegou uma correspondência em meu nome aqui e a pessoa que recebeu disse que não tinha nenhuma Andressa morando aqui e o carteiro levou embora. Então antes de ir pra facul passei no correio e me disseram que já enviaram de volta, mas nem foi olhar =/ Entãooo... se for algo importante, tô ferrada =D

Cheguei na facul cedo, fiquei no bar (1 hora) esperando o meu grupo para gravarmos nosso trabalho para amanhã. Confesso que achei que não iriam mais rs Enquanto eu a esperava fiquei conversando com uma menina de outro grupo que eu fiz, ela ficou lá no bar comigo me fazendo companhia :) Por fim, conseguimos gravar tudo. Almoçamos juntas. E ela ficaram de editar em casa e levar pronto amanhã. Espero que dê tudo certo!
Hoje resolvi procurar um outro mercado para fazer compras, o Mini Preço, me falaram que tem um aqui perto, procurei, pedi informações e não encontrei. Comprei algumas coisas num Pingo Doce que encontrei do outro lado da avenida, que fica em frente à uma praça, que eu não conhecida, estava cheia de gente brincando de bola, passeando com cachorro, bebendo, conversando.

Cheguei em casa, tive que arrumar as minhas coisas de volta no lugar, dessa vez limpo rs
E fiz meu jantar.
Arroz que eu fiz, frango e tomate. Estava muito bom e eu que estava morrendo de fome.

Estou na sala de informática e está rolando festinha de niver aqui. Mas não conheço ninguém, só estou vendo os flashs.


#34º dia na Europa

terça-feira, 27 de março de 2012

Dificuldades

Hoje fui à faculdade cedo com a esperança de encontrar meu grupo e fazermos o trabalho. Meu grupo não apareceu de novo (na semana passada também ninguém apareceu).
Pelo que conversei todos já tinha grupos e já estavam com o trabalho praticamente terminado. E eu nem conhecia meu grupo, não nos conversamos e o trabalho deve ser entregue em 2 dias.
É uma merda ser erasmus e ter que fazer trabalho em grupo. Pelo menos na minha faculdade é assim.

Ontem eu havia pesquisado nas lojas de informática daqui, pela internet, o preço de carregadores universal para computadores portáteis. Encontrei entre 30 e 40 euros. Achei caro e as meninas me disseram estar barato. Então hoje no almoço fui em uma loja enorme aqui perto (Fnac), o rapaz testou um monte de cabos e nenhum entrava no meu netbook, não existe cabos aqui que funcione. Vou ter que continuar a usar o computador do alojamento e da faculdade.
Saindo da loja tinha um quiosque que vendia bilhetes para eventos, show e espetáculos. Entrei na fila só para ver o preço e acabei comprando uma entrada para assistir Lago dos Cisnes no Coliseu Lisboa, nesta sexta a noite (gastei o dinheiro do carregador rs)

Almocei um empadão de carne com salada na faculdade, comi bolo de sobremesa. Estava muito bom.

Fui para a aula da tarde, reuni com as meninas do meu grupo, pelo menos elas me tratam bem, me dão atenção, são bem legais. Depois da aula a uma dela foi até o laboratório de revelação de fotografias buscar um material dela e me mostrou tudo lá. Adorei! Fiquei com vontade de fazer a aula de fotografia (mas a turma já está lotada =/ ).

Sai da facul e continuei atrás do carregador pro meu netbook, fui em mais 2 lojas e nada =/
Acho que vou ter que comprar um notebook novo. Vou esperar até depois da páscoa pra ver se eu consigo me virar, se estiver muito difícil.... Aí não vai ter outro jeito.

Enquanto procurava as lojas de informática comprei uma bolsa (a minha tinha estourado o zíper) por 10 euros. E depois fui ao mercado. Quando cheguei no alojamento encontrei meu quarto todo sujo, bagunçado, camas arrastadas, com janelas novas, com vassoura, pano e ferramentas no canto.
Bagunça e sujeira no meu quarto.
Tem uma semana que estão trocando as janelas dos quartos, mas não conseguiram terminar a do meu quarto hoje e nem limparam.. e ainda sujaram minhas coisas. Nem para tirarem ou me avisarem que eu tirava. Quando vi as prateleiras da Carolina estavam vazias, achei que ela tinha guardado as coisas dela e largado as minhas. Ela havia me dito que viajaria nessa madrugada. Mas quando reparei a cama, a ausência de sacolas, malas e o guarda-roupa vazio que percebi que ela tinha saído do quarto rs A parte boa é que agora eu tenho um armário só meu =) e essa noite dormirei sozinha no quarto. Me parece que já tem uma menina em vista pra vir pro meu quarto (que medo!!!)
Já conversei com uma menina do meu andar e ela concordou em me emprestar seus utensílios de cozinha sem problemas... Então não precisarei comprar panelas, ralo, facas etc. :)


#33º dia na Europa

Já se passou um mês

Com o netbook sem carregador fica difícil usar só o computador da residência. =/

Ontem dormi até tarde para descansar bem da viagem do FDS. Fui à faculdade a tarde para fazer um trabalho com em grupo. Ainda não terminamos.
No caminho de volta pro alojamento parei numa farmácia e comprei pastilhas para garganta, porque na Espanha estava calor durante o dia (quando chegamos estava 34º) e a noite fazia frio. Agora aqui em Lisboa também está assim. Não tem saúde que aguente.
No alojamento peguei emprestado o carregador de várias meninas de lá mas nenhum serviu no meu net.. É muito fininho e a marca CCE nem existe aqui.
A noite fiz macarronada e fiquei usando o computador da sala de informática da residência.
Algumas meninas do alojamento resolveram ir ao Espaço 10 novamente, aquele bar com karaoke, e me convidaram. De última hora acabei indo com elas pra não ficar presa dentro daquela residência.
Foi bem legal lá, uma delas canta muito bem e tinha um bando de espanholas lá dançando e cantando. E quando foram embora esvaziou o bar rs Aí nós fomos também porque tínhamos aula de manhã.
No Espaço 10 com Andreia

ps: Domingo começou o horário de verão aqui, agora está mais calor, sol até mais tarde e está mais complicado ainda para conversar com os brasileiros porque estamos com 5 horas de diferença.

ps2: comecei a reparar que os portugueses falam bastante "a pá" hauhauahua "entretanto" e "brutal"

#32º na Europa

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lisboa - Sevilha - Córdoba - Lisboa

Sexta acordei super cedo, sol nascendo, muito bonito, mas nem fotografei porque minha câmera dá muito trabalho e além da mochila estava carregando uma mala, o que dá mais trabalho ainda (é muito importante ter uma câmera pequena).

Cheguei cedo no ponto de encontro, Cais do Sodré, fomos em 70 erasmus de Lisboa com 3 organizadores. Fizemos 2 paradas no caminho para café e almoço.
Energia eólica (a caminho da Espanha)

Passando por Algarve

Num bar no meio do nada hauihaua

Energia solar nos postes (a caminho da Espanha)

Chegando em Sevilha
Chegamos em Sevilha fizemos o checkin no hostel e tivemos tempo livre para andar.
Fiquei num quarto quádruplo com 3 gringas (amigas) que conversavam sei lá que língua que eu não entendi nada, eram da Austria, e quando conversávamos era um inglês mal falado hauhauhau

Urbany Hostels
Eu alino 2º andar


Vista do 1º andar e do povo tomando café-da-manhã no térreo


Cofres


Cama de baixo encostada no chão e a de cima era baixa demais



 
Sorte que o hostel era próximo da principal parte da cidade então deu pra conhecer muita coisa a pé mesmo. Almoçamos calzone e depois andamos na cidade. Vimos algumas lojinhas, praças, igrejas, estátuas, jardins, torres, rio, ponte (...)











Voltamos pro hostel, tomamos banho e fomos para um restaurante jantar tapas (porções), bebemos vinho e comemos tortilhas, lula, frango... Bem gostoso.
Tortilha

Lula

Frango
De lá pagamos 6 euros e fomos para dois bares e uma boate, com direito a uma bebida em cada lugar... Isso tudo a pé. Mas quando fomos embora já estavamos cansadas e estava mais frio então dividimos um taxi que ficou 2,40 pra cada.

Boate chamada Abril

No outro dia (ontem) acordamos umas 8 e pouco para tomar café e nos reunirmos para fazer um tour, fomos para a Catedral e visitamos um jardim enorme que era de uma princesa, tinha até um laberinto de plantas no jardim, pomar, fontes,.. era tão grande que não deu tempo de vermos tudo.
Alcazar de Sevilha

Alcazar de Sevilha

Alcazar de Sevilha

Labirinto no jardim. Alcazar de Sevilha
Alcazar de Sevilha

Alcazar de Sevilha

Alcazar de Sevilha

Alcazar de Sevilha

 
Vista do topo da Catedral de Sevilha

Do topo da Catedral de Sevilha

Subida da torre da Catedral de Sevilha

Catedral de Sevilha

Almoçamos no Burger King e nos encontramos no Starbucks para o tour da tarde que foi de ônibus.
Almoço de leve, para recarregar as energias e não dar fome antes do jantar rs
 Passamos na frente de vários lugares turísticos e descemos na Plaza da España, um lugar lindo, um muro antigo em forma de meia lua, uma fonte no centro e ao redor uma "piscina" onde se alugam barcos para passear, como se fosse uma mini Veneza.
Plaza da España

Plaza da España

Plaza da España

Plaza da España

De lá fomos para a Torre del Oro, que é uma torre onde funciona um Museu Naval e tem um mirante lá em cima.
Torre del Oro

Torre del Oro

Do alto da Torre del Oro

Lá em cima da Torre del Oro

Torre del Oro

Porta da Torre del Oro

Depois fomos no Museu Taurino aprender um pouco sobre as famosas touradas, visitamos o museu e a arena.
Agora semelhante ao toureiro do quadro? ahuahua


Plaza do Toro
Depois voltamos pro alojamento nos preparar para o jantar que foi num restaurante super chique, que tinha vários ambientes. Bebemos vinho, pizza de entrada, macarronada de prato principal e um doce de sobremesa (estranha combinação mas estava muito gostoso).
entrada

prato principal

sobremesa

De lá fomos para um bar e assistimos apresentação de flamenco (não foi como eu esperava mas valeu a experiência).
Bar com apresentação de flamenco

Flamenco de Sevilha
Depois fomos para um rua com vários bares (que lembra o Bairro Alto de Lisboa) e de lá voltamos a pé pro hostel, era bem perto.



Hoje acordamos cedo novamente, tomamos café e já nos reunimos para ir à Córdoba. Quase 2h de viagem, mto cansaço mas é mto ruim dormir no ônibus, não consegui =/
Chegamos, almoçamos lanche novamente (mais rápido) e fomos andar no centro histórico, vimos monumentos, estátuas, igrejas, sinagoga... Mas algumas coisas estavam fechadas e não deu para visitar. Foi rápido porque a cidade é bem pequena, mas é muito bonita.

Autocarro/ônibus barraqueiro dos erasmus hauhau







Voltamos pro ônibus rumo a Lisboa. Fizemos 3 paradas para banheiro, café e jantar.
Chegamos, todos pro metro, cada um segue seu rumo morrendo de cansaço e preocupados em acordar pra aula de amanhã rs

ps: O semáforo de Sevilha tinha sinal sonoro enquanto aberto como se fosse contagem regressiva. O bonequinho verde ia caminhando cada vez mais rápido e o som vai acelerando também. Achei muito fixe! huhauahuahua

ps2: essa viagem acabou com o crédito do meu celular, gastei demais ligando muito pouco, já é caro aqui em Lisboa na Espanha ficou um absurdo. A parte boa é que o tempo todo tinha sinal.

ps3: Amour.. parabéns pra gente. Mais um mês o/ Pena estarmos longe e você não ter feito essa viagem comigo. Mas teremos muitas oportunidades, em breve =D (só mais 3 meses)


#31º dia na Europa ;)